terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Saberes


A interação dos saberes específicos das diversas culturas é, sem dúvida, benéfica para toda a humanidade. Das artes à medicina, todos ganham com a troca de conhecimentos. No entanto, em alguns casos há uma certa sofreguidão em aceitar técnicas e práticas de culturas milenares, sem quaisquer critérios ou pesquisas aprofundadas. Algo que beira a mitificação, como se bastasse ser milenar ou exótico para ser válido, e que abre espaço para a mistificação e o charlatanismo.

É preciso deixar claro que este comentário não tem qualquer conotação de xenofobia e não embute discriminação a contribuições de outras culturas ou terapias alternativas. É tão somente uma tentativa de chamar a atenção para o tema. E nada melhor do que tratá-lo com bom humor. Portanto, aproveito a piada enviada pelo amigo Renato Sigiliano para um convite à reflexão.

Previsão do tempo

Com a aproximação do inverno, os índios foram ao cacique perguntar:
- Chefe, o inverno este ano será rigoroso ou ameno?
O cacique, vivendo tempos modernos, não tinha aprendido como seus ancestrais os segredos de meteorologia. Mas claro, não podia demonstrar insegurança ou dúvida. Por algum tempo olhou para o céu, estendeu as mãos para sentir os ventos e, em tom sereno e firme, disse:
- Teremos um inverno muito forte. É bom começar a juntar muita lenha!

Na semana seguinte, preocupado com o “chute”, foi ao telefone e ligou para o Serviço de Meteorologia e ouviu a resposta:
- Sim, o inverno deste ano será muito frio!
Sentindo-se mais seguro, dirigiu-se a seu povo novamente:
- É melhor recolhermos muita lenha... teremos um inverno rigoroso!

Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Meteorologia e ouviu a confirmação:
- Sim... este ano o inverno será rigoroso!
Voltou ao povo e disse:
- Teremos um inverno muito rigoroso. Recolham todo pedaço de lenha que encontrarem, temos que aproveitar até os gravetos.

Uma semana depois, ainda não satisfeito, ligou outra vez:
- Vocês têm certeza de que teremos um inverno tão rigoroso assim?
- Sim, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito intenso.
- Como vocês têm tanta certeza assim?
- É que este ano os índios estão recolhendo lenha pra cacete...

2 comentários:

Hanna disse...

De certa forma, piadas como essas demonstram o quantos desacretimos e estamos insatisfeitos como nossa forma de saber, de conhecer e de resolver nossos problemas...mas n~ao resolvem o essencial... como resolver nossos problemas..rssss. Mas a piada 'e instigante...

Lapas Decor disse...

Sou uma admiradora da cultura indígena.
Embora seja uma piada, também nos serve de alerta.

Rosângela A. Lapas